Last Updated:
7 MANEIRAS DE CONSTRUIR UMA MARCA USANDO O PINTEREST

7 MANEIRAS DE CONSTRUIR UMA MARCA USANDO O PINTEREST 2022

Admin
Admin PINTEREST

Índice

Se você não sabe o que é o Pinterest, fica difícil construir uma marca usando o Pinterest. A maioria das pessoas pensam que é uma rede social mas, na verdade, não é. Na verdade, é mais como um mecanismo de pesquisa como o Google.

Assim como no Google, nosso objetivo é ter um site classificado na primeira página da busca orgânica com nossas palavras-chave escolhidas, e funciona exatamente da mesma forma no Pinterest.

No passado, o Pinterest era considerado uma plataforma mais voltada ao público feminino e útil para encontrar, principalmente, conteúdos relacionados a casamentos e receitas culinárias. Em 2022 a plataforma ganhou forte relevância e passou a ser observada mais de perto.

De fato, o crescimento meteórico dessa incrível plataforma está chacoalhando as redes sociais e o que elas significam para os negócios.

Porque construir uma marca usando o Pinterest?

O Pinterest se tornou rapidamente uma das ferramentas mais importantes para a construção de marcas. Uma recente análise de pouco mais de 528 mil pedidos de loja do Shopify mostrou que, o Pinterest era a segunda maior fonte de tráfego online, ofuscando o Twitter. Além disso, dessas visitas, o Pinterest teve o maior valor médio de pedidos, superando o Facebook!

No Brasil, essa ferramenta poderosa ainda é pouca explorada para o marketing e, esse detalhe significa OPORTUNIDADE. Mas porque não é tão usada no Brasil ainda? Talvez por desconhecimento ou a forma errada de utilizá-la, poucas são as empresas que a utilizam de forma eficaz. Então aproveite que esse é o melhor momento para dominar o Pinterest!

Porque o Pinterest é uma poderosa ferramenta de marketing?

Garante tráfego orgânico e gratuito

A época de conseguir tráfego orgânico e gratuito vindo do Facebook e do Instagram acabou, essas plataformas se tornaram “pay to play”, literalmente “pague para brincar”, ou seja, você tem que gastar, e muito, com anúncios para conseguir tráfego.

Se você está começando agora e não quer meter a mão no bolso, conseguir tráfego vindo do Facebook ou Instagram demanda muuuuito tempo e, mesmo assim o retorno não vale a pena e a frustração é imensa.

Atualmente, apenas de 10 a 20% do seu público é alcançado organicamente através do Facebook. O mesmo pode ser dito do Instagram, já que o #$%@& do Zuckerberg comprou essa plataforma e f$%#@& com tudo. Desculpem-me mas não consigo esconder o meu desprezo por esse senhor e, respectivamente, o seu Facebook.

O Pinterest traz mais tráfego do que Google +, Youtube e o Linkedin juntos.

Para mim, essa é a maior razão de todas. Falo por experiência própria, porque 70% do tráfego orgânico do meu site vem do Pinterest.

– É um mecanismo de busca

Por ser um mecanismo de busca como o Google ou o Youtube, o Pinterest está continuamente te dizendo o que as pessoas estão buscando.

Isso nos dá a oportunidade de criar e moldar nossos conteúdos ao nosso público. E assim também, permite que você se posicione melhor para essas buscas com a otimização do seu perfil, pastas e pins.

Diferentemente do Google, o algorítimo do Pinterest é menos complexo e mais fácil de otimizar.

– Conteúdo visual é o seu foco

O cérebro é capaz de processar  conteúdos visuais 60.000 vezes mais rapidamente do que textos.

Isso explica porque 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. E também porque redes sociais como o Instagram engajam seus públicos 10% mais do que plataformas como o Twitter e o Facebook .

Conteúdo visual ajuda a promover o reconhecimento de uma marca e estabelece posicionamento desta, lançamento de produtos e geração vendas.

É totalmente focado em conteúdo visual e permite não só o uso de fotos e imagens, mas de vídeos também.

– É fácil verificar o que está dando certo

Por ser visual, te permite ver rapidamente o que está dando certo para você e para os seus concorrentes. Dessa forma é possível ajustar a estratégia de modo rápido e eficiente.

Isso acontece por uma série de razões: o feed de mensagens é único e exibirá no topo os melhores resultados para uma palavra-chave. Podem aparecer pins seus ou de seus concorrentes.

O Pinterest também mostra as tendências do momento. Com isso, permite que você produza conteúdo voltado para o que está acontecendo.

– Os pins permanecem por mais tempo no feed de notícias e tem alto grau de viralidade

O conteúdo pinado tem uma vida útil de 3 a 5 meses, isso é 608 mais vezes a duração do conteúdo no Facebook! Como 80% do conteúdo é de repins, se seu pin for interessante, ele pode ser repinado muitas vezes e alcançar facilmente vários públicos.

Por ser um mecanismo de busca, o conteúdo popular rankeia no topo por mais tempo. Isso significa que cada pin te dá a possibilidade de trazer tráfego ao seu site por meses e meses, diferente de um post no Facebook, Instagram ou Twitter que some rapidamente do feed.

Por todas essas razões, o Pinterest é a plataforma perfeita para tornar sua marca pessoal conhecida e, sem sombra de dúvida, o melhor lugar para começar a construir a sua marca.

Atualmente, a marca pessoal está se tornando cada vez mais importante, especialmente para empreendedores, criativos, proprietários de pequenas empresas, blogueiros e coaches. Hoje em dia é vital ter uma marca pessoal reconhecível.

Criar uma mensagem consistente no Pinterest é a chave do sucesso para construir sua marca pessoal.

Compilei nesse post as minhas 7 melhores dicas sobre como construir sua marca pessoal com a ajuda do Pinterest.

1. Encontre a sua declaração de missão, por que você faz o que faz, quem é você.

Quando você sabe o que você e sua empresa defendem e por que você está fazendo o que está fazendo em sua empresa, é mais fácil começar a delinear a sua estrada dentro do Pinterest.

O mais importante é criar um perfil que atraia o seu público-alvo. Mas antes de fazer isso, você deve conhecer a personalidade da sua marca. Comece a desenvolver a voz da sua marca. Não tente agradar a todos, atirar para todos os lados é uma péssima tática.

2. Comece a blogar!

Se você ainda não tem um blog, comece um desde já! Não importa qual seja o seu nicho, crie um blog. Esse é, provavelmente, meu conselho mais valioso referente a criação de conteúdo para o Pinterest.

Criar conteúdo e blogar é uma das melhores maneiras de utilizar o Pinterest para sua marca pessoal. Se você é capaz de escrever posts cativantes e interessantes, há grandes chances do seu conteúdo expandir seu alcance tremendamente e viralizar.

É importante compartilhar seu próprio conteúdo de forma consistente, o que significa que você precisará criá-lo de maneira consistente também.

Certifique-se de escrever posts sobre coisas que as pessoas estão procurando no Pinterest e o que elas gostariam de ler. Pesquise o que é tendência na plataforma. Dê soluções para os problemas do seu público-alvo.

Se você não vê progresso no Pinterest, mude a sua estratégia!

3. Tenha uma estratégia sólida.

Crie uma aparência coerente e consistente no Pinterest. Visuais fortes fazem a diferença!

Escolha uma paleta de cores, estilo e fontes quando você criar seus pins, de forma que eles sejam reconhecidos pelo seu público.

Sua marca será lembrada se for consistente. Assim, quando as pessoas virem os seus pins , elas serão automaticamente conectadas à sua marca, você ganhará reconhecimento e a sua marca cresce.

Seus gráficos, elementos visuais e pins devem ser atraentes. Quanto mais pins da sua marca forem encontrados no Pinterest, maior a probabilidade do seu público se lembrar de você quando precisarem dos seus produtos ou serviços da próxima vez.

Use templates, modelos pré-prontos facilitam a vida, e seu público será capaz de reconhecer instantaneamente a sua branding.

No Pinterest, você pode criar capas para as suas pastas, não são necessárias. No entanto, sempre recomendo que você altere a imagem da capa da sua board ( pasta ), e use as cores da sua paleta.

4. Pine conteúdo diariamente

Você sabia que, são necessárias pelo menos uma média de sete interações com um novo cliente antes mesmo de ele pensar em comprar de você?

Se você não mostrar o seu conteúdo com uma certa frequência, as pessoas não terão oportunidade de comprar seus produtos ou serviços.

Eu recomendo que você crie uma agenda de postagem. Existem aplicativos criados especialmente para o Pinterest. Você pode usar essas ferramentas para agendar postagens, acompanhar conversas, descobrir conteúdo, ampliar seu alcance e avaliar resultados.

5. SEO – Otimização de palavras-chave para Pinterest

As palavras-chave ajudam você a promover a sua marca pessoal nos mecanismos de busca, e não é diferente no Pinterest.
Você deve garantir que seu conteúdo seja otimizado com as palavras-chave relevantes ao criá-lo.

6. Conteúdo e informações atualizadas e precisas

Certifique-se de que todas as suas informações e conteúdos estejam sempre atualizados e precisos.

Crie uma board para sua marca pessoal; inclua as cores da sua marca, palavras que compõem quem você é. Mantenha a sua board sempre atualizada e lembre-se de atualizar o seu perfil e a sua biografia também!

7. Seja única, seja você!

Ao criar seu conteúdo no Pinterest, seja única e interessante. Não copie o conteúdo de outras pessoas. Eventualmente, você pode se inspirar com o conteúdo alheio mas nunca copie. Até mesmo porque,  você não conseguirá rankear com conteúdo copiado, o algoritmo é inteligente e consegue identificar e comparar dados.

Os Pinners querem se conectar com você, a pessoa por trás da marca. Comece a compartilhar seus pontos de vista, sua perspectiva e sua personalidade.

Organize suas boards para que elas mostrem suas preferências estéticas e o que sua marca pessoal representa.

Espero que essas dicas tenham sido úteis à sua jornada no Pinterest!

Já criou um nome para a sua marca? Se ainda não, dá uma olhada nesse post onde ensino a criar um nome perfeito para o seu empreendimento.

Se precisar de ajuda para construir seu reconhecimento de marca pessoal no Pinterest, vamos conversar!

Comente o que você achou do post, dê a sua opinião!

Comments