Last Updated:
Instagram: escreva legendas de qualidade

Instagram: escreva legendas de qualidade

Admin
Admin INSTAGRAM

Índice

A verdade é o seguinte: o Instagram é um aplicativo de fotos. E como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras. Uma foto clara, criativa e com boa resolução pode fazer todo o trabalho que você deseja: entreter, informar ou até vender. Entretanto, uma boa legenda tem o papel de engajar e criar um relacionamento mais profundo com quem acompanha ou admira o seu trabalho na web. Sendo assim, se você deseja formar laços mais verdadeiros e fidelizar seguidores é fundamental prestar atenção aos caracteres que vão logo embaixo das publicações.

Empatia é a qualidade mais importante tanto para artistas como para empreendedores.

ENTENDA O SEU PÚBLICO

Existem várias técnicas e estratégias para redigir legendas que divertem mas também convertem. Só que nenhuma delas vai funcionar se você não tiver empatia e não se por no lugar do seu leitor.

Quer seja uma postagem motivacional, informativa ou puramente comercial, é vital que se conte uma história verdadeira e que ela combine com a visão de mundo de quem está do outro lado da tela.

Mostrar vulnerabilidade é uma estratégia de storytelling.

COMPARTILHE EMOÇÕES

Outra sugestão é mostrar vulnerabilidade. Compartilhar emoções – sejam elas positivas ou negativas – geralmente fazem as pessoas se conectar com mais intensidade. Mas cuidado: saiba dosar a linguagem, seja sincera e procure escolher assuntos que não vão manchar a reputação da sua marca.

Baixe agora um exercício de estratégia de marketing para o seu negócio!

SEJA CRIATIVA

Criatividade não é exatamente um dom. É questão de estudo, combinações, experiências e planejamento. Não espere a inspiração chegar: organize um tempo na sua agenda para preparar postagens. Escrever bem nunca foi uma arte rápida e fácil (palavra de jornalista!).

É muito raro fazer a arte ou tirar uma foto e a legenda já aparecer de maneira super inteligente e divertida. Assim, é importante separar tempo para o seu espaço criativo.

Acredite: insights acontecem o tempo todo. As ideias aparecem a qualquer instante: quando a gente trabalha, estuda, se exercita, caminha, pega o metrô ou até toma banho. Quando você menos esperar, uma ideia sensacional de texto vai surgir! Ah, e claro: esteja sempre com o celular ou um caderno para poder anotar!

Crie o hábito de anotar as ideias que surgem nos momentos de ócio criativo!

Escrever e ler é uma transação. O problema é que, hoje em dia, as pessoas estão muito ocupadas. E como diz Steven Pressfield: ninguém tá nem aí para o que você escreve! Principalmente no Instagram, onde todo mundo só quer mesmo é passar o tempo vendo fotos e bisbilhotando a vida alheia. Logo, faça do seu texto o mais informativo, atraente e claro o possível! E não esqueça da habilidade mais importante que tanto um artista ou empreendedor pode ter: a empatia!

Quer mais estratégias para escrever textos de qualidade para redes sociais? Deixa uma mensagem nos comentários para eu voltar aqui com mais dicas!

Comments